Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58537
Comparte esta pagina
Título : | Design e acessibilidade: proposta de passo a passo para desenvolvimento de mapas táteis centrados no usuário. |
Autor : | SILVA, Diego Siqueira Cavalcanti da |
Palabras clave : | Mapa tátil; Passo a passo; Inclusão |
Fecha de publicación : | 18-oct-2024 |
Citación : | SILVA, Diego Siqueira Cavalcanti da. Design e Acessibilidade: proposta de passo a passo para desenvolvimento de mapas táteis centrados no usuário. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Resumen : | Este artigo apresenta uma proposta de passo a passo para desenvolver mapas táteis, com o objetivo de padronizar o processo de produção dos mapas com base nas necessidades dos usuários. Para isto, foi realizado um levantamento na literatura para estudar os métodos de produção já existentes, com a finalidade de visualizar como os mapas táteis estão sendo produzidos. A partir disso, foi observado os diferentes meios que estão sendo utilizados, ferramentas incorporadas nesses processos e tecnologias. A metodologia se deu por quatro fases, a saber: Levantamento na literatura; Filtragem dos artigos selecionados; Analise comparativa dos métodos; Definição do passo a passo. Como resultado desta pesquisa, temos uma proposta de passo a passo para desenvolvimento de mapas táteis, a proposta está descrita de 4 etapas com 8 fases ao total, contendo desde de elementos de pesquisas aos elementos gráficos necessários para desenvolver o mapa. Esse estudo contribui para profissionais da área de acessibilidade e estudantes que desejam contribuir para a uma sociedade mais inclusiva. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58537 |
Aparece en las colecciones: | (CAA-ND): TCC - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Diego Siqueira Cavalcanti da Silva.pdf | 495,46 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons